sexta-feira, 22 de outubro de 2010

SUGESTÕES PLANOS PARA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

VOGAIS
Objetivos gerais
Identificar as vogais, associando-as com figuras, frutas, objetos e nomes de pessoas apresentados.

Objetivos específicos
Alcançar a fixação das vogais.

Materiais didáticos
Baú das vogais, figuras, letras emborrachadas, bonecos de borracha, quadro de emborrachado, imantógrafo, televisão.

Procedimento
Pedir que levem para a sala de aula alimentos, frutas, objetos e cores, ou qualquer coisa que se iniciem por vogais, solicitando que mostrem individualmente o que trouxeram e explorar cada um deles, além de mostrar que no baú das vogais existe uma variedade de coisas que também se iniciam com vogais: abacaxi, abacate, escova, elefante, igreja, índio, óculos, osso, uva, urso, etc, misturá-las e pedir que mostrem com que letra cada um se inicia.

Sugestões didáticas
Criar atividades extra-classe, visando melhorar a possibilidade de alfabetização.

 DITONGOS
Objetivos gerais
Analisar as vogais, reconhecendo-as através de figuras, objetos e nomes de pessoas.

Objetivos específicos
Alcançar a fixação das vogais para posteriormente formar ditongos a partir da junção das vogais.

Materiais didáticos
Quadros de emborrachado com velcro, imantógrafo, baú de letras, televisão.

Procedimento
Usando cartazes, no próprio quadro ou no imantógrafo, associar vogais minúsculas, maiúsculas e de imprensa com os objetos e figuras correspondentes.

Sugestões didáticas
Criar uma situação de atividade extra classe para que se atinja alfabetização a partir de ditongos simples.

CONSOANTES
Objetivos gerais
Reconhecer as consoantes, fazendo comparações com figuras, objetos e nomes de pessoas.

Objetivos específicos
Alcançar a fixação das consoantes para formar palavras a partir da junção delas com as vogais.

Materiais didáticos
Figuras feitas com emborrachado, televisão para apresentação de cada consoante, baú de letras, imantógrafo.

Procedimento
Usando cartazes, imantógrafo ou no próprio quadro, associar consoantes com objetos correspondentes, explorando os sons delas com as figuras apresentadas

Sugestões didáticas
Criar uma situação de atividade para que se atinja a fixação das famílias silábicas.

SUGESTÕES RETIRADAS CARTILHA ALFABETIZANDO PARA PLENA LIBERDADE DOS AUTORES:
Marcellus Ugiette
Suely Dantas
Jakeline Marinho
Maria José Arruda 

Nenhum comentário:

Postar um comentário